É muito comum hoje o envio de documentos eletrônicos via mensagem eletrônica (e-mail) por conta dos fornecedores para as empresas onde eles fornecem suas mercadorias.
Então, hoje vamos ver como é a Importação de arquivos XML para NFe de Compra no Simplér (Sistema Emissor de NFe da nossa empresa).
Embora seja uma Lei a obrigação dos fornecedores enviarem ao seu cliente o XML e o PDF das notas fiscais.
Porém, nem sempre estes documentos chegam aos compradores, porque os fornecedores das mercadorias não os enviam de forma automática.
Na verdade são muitos clientes de software que não recebem estes arquivos, a não ser que peçam, e com muita dificuldade os recebem.
Muitos clientes ainda sequer sabem da obrigatoriedade desse envio e por isso nem cobram.
Bom, pensando em facilitar isso para todos os nossos clientes, temos uma boa notícia:
O Systronic Simplér já vem com um utilitário embutido em seu pacote completo, que baixa, ou seja, faz o download de arquivos da receita (XML), e importa este arquivo atualizando assim o estoque de forma semi-automática.
O processo usa um serviço apartir do site dos servidores da Sefaz, para isso basta ele ter em mãos a Chave deste documento fiscal.
Mas este artigo vamos falar mais exclusivamente da parte da importação desses arquivos XMLs.
A tela onde o utilitário é executado é a mesa que o cliente usará para realizar a importação dessa nota através desse XML sem precisar digitar a nota como antigamente.
Outrossim, que é muito legal é que além dessa ferramenta poderá automatizar os cadastros de produtos e de fornecedores com apenas um clique.
Veja abaixo uma imagem que representa a tela de importação!
Como funciona a importação de arquivos xml?
O princípio é simples e objetivo, ache o arquivo XML no seu computador clique em importar e o sistema fará uma verificação se ainda não existe essa nota no sistema, digo, se já não foi importada.
Apartir dessa etapa então confere-se os dados, se o fornecedor ainda não estiver cadastrado será automaticamente cadastrado. Uma observação é que se o CNPJ do destinatário não for o da empresa o sistema irá recusar a importação.
Continuando, a próxima etapa são o cadastro semi-automático dos produtos, se o sistema encontrar o mesmo codigo para o mesmo fornecedor já no cadastro irá identificar o item com uma bandeira verde.
Caso contrário, uma bandeira vermelha com a fonte na mesma cor irá aparecer.
No caso de cor vermelha então é necessário verificar a margem de preco e fração a ser cadastrada para dar continuidade no cadastro desse produto, esse procedimento não leva mais que 1 minuto.
Por fim, basta salvar a nfe e pronto, estoque atualizado e nfe cadastrada para outras possibilidades do sistema, como por exemplo o sped no fim do mês!
Não perca mais tempos com cadastros complicados, simplifique hoje mesmo a Importação de arquivos XML para NFe de Compra.
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