Como gerar o CSC da NFCe para seu estado?
O Código de Segurança do Contribuinte – CSC é um código alfanumérico de segurança usado para gerar o QRCODE da NFCe, exclusivo do contribuinte e gerado pela SEFAZ, usado para garantir a autoria e a autenticidade do DANFE NFC-e pela empresa usuária.
Obs: Para acessar os sites da sua SEFAZ Clique sobre o nome do estado.
Acre (AC):
Antes de obter o CSC, é necessário efetuar o credenciamento presencial mediante os documentos descritos aqui. Após, é possível acessar o site Sefaz Online e emitir o CSC no menu “NFC-e”.
Alagoas (AL):
Antes de obter o CSC, é preciso efetuar o credenciamento (veja como fazer). Após, o CSC é solicitado presencialmente na Diretoria de Cadastro.
Amapá (AP):
Antes de obter o CSC, é preciso solicitar o credenciamento como emitente de NFC-e através no Sistema de Administração Tributária Estadual – SATE, mediante seu login e senha, no menu “Credenciamento”. O contribuinte poderá consultar a liberação do Credenciamento através da função “Consultar Credenciamento NFC-e”.
Após liberação, fazer login no sistema SATE e solicitar o CSC no menu “Gerar CSC”.
Amazonas (AM):
A SEFAZ/AM dispensou a necessidade de credenciamento prévio para obtenção do CSC e, consequentemente, para a emissão de NFC-e, conforme justificativa exposta aqui. Por isso, a emissão do CSC é mais simplificada.
Clique aqui para emitir o CSC de homologação e clique aqui para emitir o CSC de produção.
Bahia (BA):
A SEFAZ/BA não exige credenciamento prévio para emissão dos CSC (homologação e produção). O CSC poderá ser emitido clicando aqui e selecionando a opção “Solicitar/inutilizar CSC”.
Ceará (CE):
Procedimento não divulgado no site da SEFAZ. Por enquanto, a SEFAZ/CE está disponibilizando apenas emissão de NFC-e de teste. Ainda não há previsão definida para o início das emissões com validade jurídica.
Distrito Federal (DF):
Para obter o CSC é necessário efetuar o credenciamento neste site. Em até um dia útil após o credenciamento, a empresa estará liberada para autorizar seus documentos fiscais tanto no ambiente de homologação (testes) quanto no ambiente de produção (com validade jurídica).
O procedimento específico de geração do CSC não é divulgado no site da SEFAZ/DF.
Goiás (GO):
Antes de obter o CSC, acesse este site e clique no botão “Credenciamento NF-e” à direita da tela. O site identificará o seu certificado digital NF-e A1 e seguirá com o procedimento normal.
Após, emita o CSC clicando neste link e escolha a opção de CSC de produção e/ou homologação.
Maranhão (MA):
É necessário fazer o credenciamento para emissão de NFC-e por meio do SEFAZNET (sistema de autoatendimento). O contribuinte informará a Inscrição Estadual que deseja credenciar e será credenciado de forma automática para os ambiente de produção e homologação.
No mesmo sistema citado acima será possível gerar o CSC.
Mato Grosso (MT):
A SEFAZ/MT dispensou a necessidade do credenciamento prévio para emissão da NFC-e. Sendo assim, basta clicar aqui para emitir o CSC de homologação (ambiente de testes). Para emitir o CSC de produção (com validade jurídica), siga este passo a passo.
Mato Grosso do Sul (MS):
Procedimento não divulgado no site da SEFAZ.
Pará (PA):
É possível gerar o CSC no site da SEFAZ (nfce.sefa.pa.gov.br) seguindo os passos deste manual.
Paraíba (PB):
É necessário efetuar o credenciamento para emissão de NFC-e, o que é feito neste site. Após, é possível emitir o CSC de homologação e produção clicando aqui.
Em ambos os casos o acesso é restrito e pode ser feito por login e senha ou via certificado digital.
A geração do CSC está disponível no Portal RECEITA/PR, Serviço: Menu DF-e /NFC-e / CSC / Controle.
Procedimento não divulgado no site da SEFAZ.
Fazer manifestação de interesse formalizada exclusivamente através de e-mail encaminhado para o seguinte endereço: [email protected]
Acessar o Portal NFC-e (www.fazenda.rj.gov.br/nfce) na opção “Manutenção CSC.
Para emitir NFC-e também é necessário obter o Credenciamento específico junto à Secretaria de Tributação (SET/RN). Ressalte-se que neste primeiro momento, somente será concedida autorização para emissão da NFC-e a empresas participantes do Projeto-piloto no Estado.
A) Acessar o endereço da SEFAZ-RS clicando aqui.
B) Clicar no Clicar na opção Manutenção de CSC e fazer login;
C) Clicar em meus Serviços;
D) Acessar o menu Nota Fiscal de Consumidor Eletrônico, após, clicar em Manutenção de CSC;
O Código CSC deverá ser obtido por meio de acesso ao Portal do Contribuinte (portalcontribuinte.sefin.ro.gov.br) no item “Manipular CSC”
Obtenha seu Código de Segurança (CSC) no menu LOGIN no site https://www.sefaz.rr.gov.br/nfce_site/
São Paulo (SP):
Antes de obter o CSC, é necessário efetuar os credenciamentos para emissão em ambiente de teste e com validade jurídica. O credenciamento é feito neste site, no menu “Credenciamento”.
O CSC é obtido neste mesmo site, no menu “Gerenciar Cód. Segurança”. Neste menu você emitirá tanto o CSC de homologação (ambiente de testes) quanto o de produção (com validade jurídica), sendo que este último somente poderá ser emitido após a ativação e vinculação do equipamento SAT.
A) Para realização de testes no ambiente de homologação, o CSC poderá ser gerado pelo próprio contribuinte, no Portal da NFC-e – www.nfce.se.gov.br, não sendo necessário solicitar junto a SEFAZ.
B) Para o ambiente de produção, o código CSC pode ser gerado pelo próprio contribuinte em seu portal na página da SEFAZ utilizando o menu da NFC-e disponível na ferramenta e com o uso do Certificado Digital da empresa.
Tocantins (TO):
Procedimento não divulgado no site da SEFAZ.