Você faz uma boa gestão financeira?

Manter uma impecável gestão financeira em sua empresa é primordial para que você acompanhe os lucros, e perceba os pontos fortes e os pontos fracos de seu negócio. Mas como fazer isso da maneira correta?

Embora muito se fale sobre gestão financeira, são poucas as pessoas que entendem realmente o significado dessa expressão, e como ela pode ser impactante no orçamento de um negócio.

Então, vamos lhe falar a respeito dessa prática, e como ela pode ser determinante no sucesso de sua empresa. Você já parou para se perguntar sobre a qualidade de sua gestão financeira? Será que ela é eficiente? Será que tudo está sob controle?

Entenda aqui para que serve e como funciona uma boa gestão financeira

Quando falamos em gestão financeira, estamos falando de um dos alicerces para o bom funcionamento e sucesso de um empreendimento. Uma empresa que não controla e não encara os seus gastos e lucros de frente, dificilmente terá organização suficiente para se lançar ao sucesso.

Por isso, é de suma importância que tudo seja passado a limpo para que estratégias e planos sejam postos em ação, seja para conter os gastos ou para aumentar os lucros.

Então, veja a seguir os passos para implantar uma gestão financeira que ajude sua empresa a se organizar e obter mais lucro.

  • Planejamento:

O primeiro passo de sua gestão financeira é o planejamento. Defina um plano de metas financeiras baseado na realidade de sua empresa. Organize todas as contas a pagar e a receber, crie planilhas e coloque na ponta do lápis os números referentes à situação de sua empresa.

  • Calendário financeiro:

Organize um calendário financeiro, riscando as datas em que acontece o maior fluxo de pagamentos e de recebimento.

Acompanhe o seu caixa com frequência, e preste muita atenção as datas anotadas em seu calendário, pois elas representam as maiores movimentações de sua empresa, tanto de entrada quanto de saída de dinheiro.

  • Separe finanças pessoais das finanças da empresa:

Esse ponto deve ser levado muito a sério. Não importa há quanto tempo você tem a sua empresa, se trata-se de um negócio novo ou veterano. Você não deve nunca misturar suas finanças pessoais com as contas de sua empresa.

Isso tornará o trabalho de gestão impossível, e nunca destape um buraco para cobrir outro: o que entra na empresa é da empresa.

  • Adote o sistema pró-labore:

Significa que mesmo você sendo o dono da empresa, você terá um “salário” fixo ao mês, conhecido como pró-labore. O que vier a mais para o caixa da empresa deverá ser revertido em investimento ou reserva para segurança.

  • Aliás: mantenha sempre uma reserva:

Tanto nas suas finanças pessoais quanto na empresa, é imprescindível que você mantenha um dinheiro reservado. Assim você trabalha com segurança, e não fica tentado a misturar as contas de casa com a do trabalho.

  • Adote um software de gestão:

Um bom software poderá lhe ajudar na gestão financeira de sua empresa. Faça uso da tecnologia, e não deixe de aproveitar esses benefícios. Utilize para controlar gastos, gerir fluxo de caixa e também para emissão de notas e boletos.

  • Jamais sonegue:

Sonegar é crime. Nunca deixe de emitir uma nota fiscal em sua empresa quando você prestar serviços ou efetuar uma venda. Faça uso do software e emita sempre o comprovante.

E lembre-se de arquivar as notas em pastas separadas por mês/ano ou assunto. Assim, sempre que você precisar acessar o documento saberá exatamente aonde recorrer.

 Gestão financeira para facilitar a vida e ampliar os lucros

 Um plano de gestão financeira não será apenas útil para lhe ajudar a melhorar, mas principalmente para organizar a sua empresa. Com uma boa gestão você conseguirá enxergar exatamente os pontos fracos e fortes e sua empresa,e prever os problemas financeiros que podem acontecer, se precavendo.

Faça uso de um bom software para lhe ajudar a automatizar e integrar os processos fiscais, e mantenha tudo organizado. Ter acesso a essa documentação pode ser necessário, e quanto mais seguro melhor.

Então, aposte na gestão financeira como a maneira de fazer sua empresa ter um desempenho mais seguro, trilhando um caminho de sucesso e trabalhando para que não ocorram problemas financeiros que podem ser previstos e prevenidos.

Avalie este Artigo
Positive SSL