Foi nesta segunda-feira passada dia (18) em Porto Alegre(RS), que aconteceu o Lançamento Nacional da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e que substituirá o Cupom Fiscal em todo o País.

O QUE É NFC-e?

A NFC-e ou >Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final é um novo projeto que poderá substituir o tradicional cupom fiscal emitido em lojas, supermercados, drogarias e comércio varejista em geral.

QUAIS AS SEMELHANÇAS COM A NFe E QUAIS AS DIFERENÇAS QUE NFC-e TRARÁ?

O projeto do Novo Cupom Fiscal (NFC-e) segue a mesma lógica da NF-e, ficando exclusivamente dependente de recursos da internet e de software aplicativo de gestão comercial (não exigindo nenhum hardware específico, como o ECF).

A NFC-e tal como a NF-e,  irá gerar um arquivo no formato XML com assinatura digital por parte do seu Emissor (Lojista).

No tocante a sua utilização se dará da mesma forma que o Cupom Fiscal, gerando um documento que deverá ser entregue em vendas onde há a presença física do consumidor.

E PARA O CONSUMIDOR O QUE IRÁ MUDAR?

O Consumidor continuará recebendo um documento fiscal impresso nas suas compras normalmente, o que ele vai notar de diferença é que no DANFE NFC-e apenas conterá o valor total da compra, a quantidadae de itens, a forma de pagamento, identificação da loja, sem os detalhes das mercadorias adquiridas. Contudo a vantagem é que ele poderá controlar suas compras pela internet e através de smartphones. Veja abaixo na figura a diferença entre o Cupom Fiscal e a DANFE NFC-e.

cupom_fiscal_x_nfce

 

Caso o consumidor queira ver o que comprou, terá que acessar o site da SEFAZ e consultar as notas para visualizar os ítens das mercadorias da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Se ele tiver um Smartphone poderá fazer a leitura do código QR que a DANFE contem e visualizar de modo instantâneo a sua nota na internet conforme mostra a imagem a seguir.

nfce_smartphone

E O CUPOM FISCAL NÃO SERÁ PRECISO IMPRIMIR?

Sim. Porém o cliente poderá dispensar a impressão e optar por receber a NFC-e por email uma vez que a venda estará disponível no portal da SEFAZ, isso trará significativa economia de papel, ou ainda o cliente poderá solicitar a impressão da DANFE na hora da compra.

PRINCIPAIS VANTAGENS PARA O LOJISTA

  1. Dispensa de usar Emissor de Cupom Fiscal;
  2. Uso de Impressora Não Fiscal;
  3. Dispensa de Redução Z, Mapa de Caixa e Lacres;
  4. Eliminação de Intervenção Técnica;
  5. Uso de papel com menor requisito de tempo de guarda;
  6. Transmissão em Tempo Real e Online dos CF-e;
  7. Redução significativa de gastos com papel;
  8. Integração com Programas de Cidadania Fiscal sem necessidade de Arquivos da ECF para a SEFAZ;
  9. Uso de novas tecnologias de mobilidade;
  10. Flexibilidade da expansão do PDV;
  11. Apelo ECOLÓGICO;
  12. Integração de Plataformas de vendas Físicas e Virtuais.

A NFC-e JÁ ENTROU EM OPERAÇÃO?

O projeto piloto está em desenvolvimento em sete estados brasileiros (AC, AM, MA, MT, RS, RN e SE) e conta com a participação de quarenta varejistas de vários segmentos como supermercados, lojas de eletroeletrônicos, grandes redes de roupas e acessórios, frigoríficos, postos de combustível e outros. As primeiras NFC-es já estão sendo emitidas desde março deste ano e os resultados estão sendo avaliados. A expectativa é finalizar os testes em julho de 2013 e, a partir desta data publicar a documentação e os manuais de instruções para que os desenvolvedores de sistemas e lojistas possam conhecer e se adequar ao projeto. A previsão é que o projeto entre em operação a partir de 2014.

A SYSTRONIC OFERECERÁ TECNOLOGIA PARA NFC-e?

Sim a Systronic Tecnologia já está trabalhando para Oferecer em seu Aplicativo o Systronic Office Comercial esta tecnologia. Acompanhe e cadastre seu email abaixo em nossa NewsLetter que lhe manteremos informados.

 

Fonte: Trechos e imagens da VINCO

 

Avalie este Artigo
Positive SSL