ERP é o acrônimo de Enterprise Resource Planning e no sentido mais simples e básico é um software de gestão integrado voltado para atender as empresas que necessitam ter o controle minucioso de suas operações produtivas, financeiras, fiscais e de relacionamento com seus clientes.

Jà se dizia alguns anos atrás que a empresa que não estiver na internet estaria fadada a desaparecer e hoje muito mais ainda, mas ainda tem muita empresa que não tem um site e se tem ainda não deu o devido valor que isso representa para seu negócio, mas tudo bem isso ainda é reversível, porém não por muito tempo. Porém há um outro investimento que hoje a empresa não pode negar que é vital para continuar a existir é o ERP, sem ele, exceto que haja uma pessoa para criar planilhas de cada processo com toda a certeza não saberá que rumo está tomando.

QUAL A DIFERENÇA DE ERP PARA SISTEMA DE GESTÃO?

Bom a diferença é bem simples um software de gestão pode ser aplicado somente a um determinado departamento, por exemplo financeiro que englobaria o contas a pagar, contas a receber, clientes e fornecedores, ou ainda o controle do estoque que englobaria o cadastro de mercadorias, clientes e fornecedores, ou ainda o faturamento que se aplicaria a controlar a venda e o faturamento dos clientes. Bom o ERP faz todos estes trabalhos de forma unificada, está é em suma a diferença clara e básica.

Existem vários formatos de ERP no mercado interno brasileiro e interno, que vão desde os mini-ERPs que se propõe a atender apenas alguns setores e servem para micro e pequenas empresas, aos ERP robustos que abrangem todos os possíveis departamentos de uma empresa e que atendem as indústrias, grandes empresas, corporações e governos.

QUAL A FUNÇÃO DE UM ERP?

O ERP tem a função de gerenciar os vários processos de uma empresa, imagine que ao adquirir um produto de um fornecedor qualquer ele vai passar por várias etapas até chegar ao consumidor final, estas etapas vão desde a entrada da mercadoria, os processos que esta mercadoria sofrerá dentro da empresa, tais como como produção de outro produto, composição, armazenagem, logística, e por fim sua venda e outros acontecimentos decorrentes da venda como faturamento e até mesmo devoluções, e por fim além do controle da sua pós venda temos também a análise dos dados para poder planejar e antever a aceitação deste produto pelo mercado, ou melhor, pelo cliente final.

Veja que o ERP une todos ou pelo menos os principais departamentos de uma empresa em cima de dados unificados de maneira a simplificar e centralizar todas as informações realizadas na empresa, imagine ter um contas a receber e um controle de vendas e um CRM separado para cada setor, seria loucura ter que cadastrar o cliente três vezes, para isso servem os softwares de gestão para simplificar todos estes procedimentos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM ERP?

Bom como já vimos acima os benefícios são muitos o ERP consegue trazer benefícios imediatos a empresa que o utiliza com respeito e consideração, afinal com ele todos os processos serão rastreados, e este trabalho com toda a certeza vai:

  • Melhorar a comunicação interna;
  • Agilizar os procedimentos;
  • Diminuir os custos com pessoal;
  • Dar resultados instantâneos sobre vendas e financeiros;
  • Ver o rumo da empresa pela análise dos seus dados;
  • Diminuir o retrabalho;
  • Simplificar os processos;
  • Agilizar o atendimento ao cliente;
  • Avaliar o desempenho dos funcionários;
  • Monitorar o desperdício;
  • Monitorar a produção;
  • Conhecer o público alvo;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes;
  • Diminuir erros humanos;
  • Auxiliar na elaboração de estratégias;
  • Adpatar-se a legislação;
  • E muitos outros…

CONCLUSÃO

Então como podemos ver um ERP é indispensável para a empresa que deseja crescer e se tornar líder no seu seguimento, pois ele vai reunir todas as informações e dar mais precisão para o proprietário ou gerente de uma empresa poder ver a aceitação do mercado onde está inserido. Existem vários ERPs no mercado e convém avaliar bem o que melhor atende a sua necessidade para isso num próximo artigo falaremos mais sobre alguns tipos de ERP em especial o ERP aplicativo que é instalado na empresa e usa os microcomputadores da empresa como servidor de dados e o ERP web ou ERP Cloud que são sistemas que ficam armazenados em servidores na web. Também falaremos de alguns serviços oferecidos hoje no mercado, tais como o ERP Consulting e o ERP Saas.

Até a próxima e tenham todos um dia maravilhoso!

× Como posso te ajudar?
Positive SSL Optimized with PageSpeed Ninja