A importância da emissão de notas fiscais

Todo mundo sabe o que é, mas pouca gente realmente conhece a importância da emissão de notas fiscais. Muita gente considera que as famosas “NFs” são apenas dor de cabeça e burocracia desnecessária, mas não é assim.

Se você é um empreendedor, precisa conhecer muito bem a importância desse documento. A nota fiscal é gerada sempre que a empresa vende algum produto ou presta algum tipo de serviço à terceiros.

Embora pareça ser apenas um acúmulo desnecessário de papel, trata-se de um serviço que tem utilidade tanto para o cliente quanto para o fornecedor.

Então, falaremos mais sobre a importância da emissão de notas fiscais, e porque você deve dedicar tempo e atenção nesse passo de suas negociações.

Relacionadas

O que importa para o meu negócio?

Quando você emite uma nota fiscal, você está atestando legalmente que ocorreu uma negociação em nome de sua empresa. A nota fiscal comprova que a sua empresa está de acordo com as leis do país, pagando suas tributações devidamente a Receita Federal.

Quando a nota fiscal é emitida, o governo obtém um controle a respeito daquela negociação, e consegue fazer o recolhimento dos devidos impostos, encaminhando-os aos cofres públicos.

Além disso, a nota fiscal também é um direito do consumidor, que pode, inclusive, solicitar uma segunda via dela em caso de perda.

Para o cliente, a nota fiscal atesta que a compra foi efetuada, o valor que foi pago e traz a garantia do produto em caso de defeito. Essa mesmoa nota também poderá ser solicitada para a contratação de um futuro seguro.

Mas o que acontece se não emitir nota fiscal?

Em caso de não emissão de nota fiscal, você poderá ser acusado de sonegação fiscal, ou seja, de não ser transparente com a receita federal com relação as transações realizadas em nome de sua empresa.

As penalidades previstas em lei para quem sonega vão de multas a prisão, que pode chegar a cinco anos de reclusão.

Contudo, não é somente a lei e o governo estão de olho nas empresas que não emitem nota fiscal.

O maior observador dessa prática é, com certeza, o cliente. Um produto ou serviço vendido sem nota fiscal possui qualidade duvidosa aos olhos do consumidor.

Por conseguinte, sua empresa pode perder vendas e popularidade.

Quando um produto não acompanha o seu documento, já imaginamos que a aquisição é ilícita, ou seja, decorrente de roubo de carga.

Para não passar pelo constrangimento de ter a legalidade de seus serviços questionada, emita sempre nota fiscal.

O que são Notas Fiscais Eletrônicas?

Atualmente, o mais comum é encontrar empresas que façam emissão de nota fiscal eletrônica, que, como o próprio nome diz, é uma versão digital do “atestado” da negociação.

Nas notas eletrônicas, você encontrará os tipos NF-e, a NFC-e e o SAT ECF, e todas elas substituem, cada uma com sua especificidade, o famigerado “cupom fiscal”.

Para que a emissão de uma nota fiscal no formato eletrônico seja efetivada, todas as informações serão compactados num arquivo xml e enviados eletronicamente via internet para um servidor da Receita Federal.

A receita de posse dos dados a respeito do emissor e do produto em venda, então autoriza ou não e devolve ao emissor para que ela seja gerada.

Após o documento ser enviado para o e-mail do comprador no formato de arquivo XML, então ela poderá ser arquivada ou impressa.

Em caso de necessitar de uma nota impressa, é possível obter o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), que é um representante da nota fiscal eletrônica, impresso em papel comum, e em o mesmo valor de comprovação.

Logo, dentre tantas vantagens, a Nota Fiscal eletrônica é uma maneira de economizar (e muito!) com a impressão. Você não gasta tinta, não gasta papel e ainda consegue organizar e arquivar de maneira muito mais cuidadosa os eu comprovante.

Como emitir a nota fiscal eletrônica?

Agora que você já sabe qual é a importância da emissão de notas fiscais, deve estar se perguntando como emitir a sua própria nota.

Para isso você precisa de um software que, colhendo as informações, consegue formular o documento fiscal de acordo com a lei. Um dos melhores programas para realizar essa operação é o Simplér Mini ERP.

Um software absolutamente eficiente para micro e pequenas empresas, o Simplér oferece todo o suporte de que você precisa para emitir os documentos fiscais.

Por fim, sempre considere a importância da emissão de notas fiscais, e mantenha sua empresa atuando na legalidade.

Em resumo, se informe e pesquise sobre o melhor custo benefício para que sua gestão não caixa na desordem o que pode custar muito caro no futuro, sucesso sempre!

→ Leia mais sobre Nota Fiscal na Wikipédia neste link aqui!

Rate this post
Relacionadas
Positive SSL